Escoteiros Tradicionais do Brasil/APETBR
Fundada em 7 de setembro de 1975, os Escoteiros Tradicionais do Brasil /APETBR é uma organização da sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, de utilidade pública, que congrega vários grupos escoteiros Tradicionais no Brasil.
Somos filiados ao escotismo mundial através da WOTS GILWELL , praticamos o Escotismo Tradicional e independente seguindo fielmente os escritos deixados pelo idealizador do movimento Escoteiro Mundial o Lord Baden Powell e damos a oportunidade no Brasil a pratica do o Escotismo sonhado e vivido por B-P.
Sobre o Escotismo Tradicional
O Escotismo Tradicional/APETBR é um movimento educacional que desde 1975 trabalha para a formação de valores e a vivência cidadã ativa e responsável de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.
A Escotismo Tradicional/APETBR está nos programas inovadores de educação não formal, no desenvolvimento de liderança e da capacidade de Advocacy e na ação comunitária, empoderando crianças, adolescentes e jovens para desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para fazer mudanças positivas em suas vidas, comunidades e no país.
O resultado de seu trabalho é o reconhecimento, por entidades nacionais e internacionais, de seus projetos que comprovam forte atuação social, levando benefícios às comunidades locais e tendo contribuído para a formação de crianças, adolescentes e jovens.
Contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e assim ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Até 2028, o Escotismo no Brasil nos moldes tradicional será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que jovens sejam cidadãos ativos, que inspiram mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.
Um movimento liderado por jovens e suportado por uma rede de adultos voluntários preparados e engajados em sua missão educativa.
Valores
Os valores do Escotismo Tradicional estão contidos na Promessa e Lei Escoteira, conjunto de normas e atitudes fundamentais à vivência do Escotismo Tradicional.
Os valores institucionais são: o Amor, a Lealdade, a Verdade, o Respeito, a Solidariedade, a Liberdade, o Companheirismo, a Responsabilidade, a Reverência, o Otimismo, a Coragem e a Postura Ética.
A APET/BR se divide em três níveis:
1. O Comissariado Geral que coordena e orienta os escoteiros tradicionais em todo o território brasileiro, é dirigido pela Comissariado Executivo Nacional, que comanda a equipe de voluntários do Escritório Nacional, com sede em Natal (RN);
2. O Comissariado Regional: denominado Comissariado Escoteiro Regional, abrange um Estado da federação, e atua como uma correspondente do escritório nacional, sendo formado por comissários nomeados localmente;
3. Grupo Escoteiro Tradicional: constituído pelos grupos escoteiros tradicionais e Tropas escoteiras autônomas, locais onde acontece a prática do Escotismo Tradicional e o contato direto com os jovens ou seja Grupo Escoteiro Tradicional .
A APET/Brasil foi a primeira associação a praticar o escotismo nos moldes tradicionais no Brasil. Congrega atualmente cerca de 10 mil associados, entre jovens e adultos, praticantes do Escotismo nas mais de 60 Unidades Escoteiras espalhadas por todo o território nacional .
Saiba mais sobre o impacto social gerado por nossas ações desdá nossa fundação nos visitando